sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo", Adaptação de João de Barros

  • Sobre o livro:
Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo (adaptação) de João de Barros
2012, Marcador Editora
131 páginas
  • Sobre o autor:
João de Barros nasceu em Figueira da Foz a 1881 e morreu em Lisboa a 1960. Foi escritor e poeta (apesar da sua obra poética não ter o devido valor) cujas aspirações foram combater o analfabetismo nacional. As suas obras mais importantes são Versos (1897), Algas (1898) e A Escola e o Futuro (1908); além destas, adaptou clássicos da literatura com uma escrita mais leve para os mais novos, como Os Lusíadas Contados às Crianças e Lembrados ao Povo (1930), Viriato Trágico (1940), A Eneida de Virgílio (1947), Viagens de Gulliver (1957) e Odisseia de Homero.
  • Sobre a história:
João de Barros, através de uma escrita bem-humorada e divertida, conta o clássico de Luís Vaz de Camões, glorificando o povo português e contando a sua história e a descoberta do caminho marítimo para a Índia, as suas aventuras e desventuras e de como, deste modo, modificaram a visão do mundo e abriram novas portas aos povos.
  • Opinião:
Eu gostei muito de ler este livro, porque apesar de ser uma adaptação a um grande clássico, por si só é giro e não lhe falta grandiosidade como ao original. Está muito bem escrito, é uma escrita muito engraçada e divertida e explica muito bem significados de outras culturas, como por exemplo a cultura indiana. Não só a história mais antiga e medieval de Portugal me entrou na cabeça, como complementou a história e desempenhou muito bem a função que era a de glorificar Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário