segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Contos", de Vergílio Ferreira

  • Sobre o livro:
Contos de Vergílio Ferreira
1995, Bertrand Editora
254 páginas
  • Sobre o autor:
Vergílio Ferreira nasceu numa aldeia no distrito de Guarda a 1916 e morreu em Lisboa a 1996. Professor (cujas influências se vêem em Manhã Submersa e Aparição), escritor, ficcionista e ensaísta, tem um prémio em seu nome e em 1992 foi galardoado com o Prémio Camões. Passou por dois períodos literários, o Neo-realismo e o Existencialismo. Ficou conhecido pelas suas obras, ensaios e ainda diários; as suas obras mais famosas são Aparição e Contos.
  • Sobre a história:
Nesta compilação de contos de Vergílio Ferreira, o escritor explora as paisagens rurais, tanto de montanha como de aldeia, e deixa as personagens falarem por si próprias. São 26 belíssimos contos, entre os quais o famoso A Estrela ou o engraçadíssimo A Galinha. Através de uma escrita surpreendente e divertida, Vergílio Ferreira oferece-nos uma excelente leitura, que dura uma manhã inteira.
  • Opinião:
Tem contos lindos e outros um pouco mais difíceis de compreender, mas o conjunto no seu todo é muito bom. Gostei muito dos contos A Palavra Mágica (onde se reflete a origem e significado da palavra "inócuo"), A Galinha (onde se arranjam muitas confusões só por causa de duas galinhas de barro) e A Estrela (o seu conto mais conhecido, que fala de um menino que roubou uma estrela e do descontentamento da população quando descobriu o roubo). Acho que é de leitura obrigatória para todas as estantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário