segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago

  • Sobre o livro:
O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago
1997, Assírio & Alvim
35 páginas
  • Sobre o autor:
José Saramago nasceu na Azinhaga a 1922 e tornou-se o primeiro português na área da literatura a receber um Nobel, a 1998. Começou a escrever com 25 anos, lançou Terra do Pecado, mas de seguida fez um hiato de 30 anos. O seu livro que recebeu o Nobel, Memorial do Convento, está no programa de português do ensino nacional e foi considerada a sua obra-prima. Entre os demais, destacam-se O Ano da Morte de Ricardo Reis, História do Cerco de Lisboa e Ensaio Sobre a Cegueira. Faleceu a 2010 em Lazarote e foi cremado em Lisboa; as suas cinzas descansam sobre uma oliveira da sua terra natal plantada em terra vinda de Lazarote, à frente da casa onde viveu, agora chamada de Casa dos Bicos - Casa Museu José Saramago. No seu epitáfio lê-se "mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia", última frase do Memorial do Convento.
  • Sobre a história:
Este breve conto conta a história de um homem que pede ao Rei um barco para ir à procura de uma Ilha Desconhecida, desconhecendo a sua localização e argumentando que todas as ilhas ainda nao descobertas são desconhecidas.
  • Opinião:
É um conto muito pequeno e por vezes raro de encontrar, por ser de edição especial. É muito giro porque no fundo é uma metáfora para a vida, o homem não sabe nada do mar e no entanto quer-se aventurar nele e descobrir algo desconhecido, mesmo não sabendo como fará para alcançar o seu objetivo desejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário