terça-feira, 26 de março de 2013

"A Música do Acaso", de Paul Auster

  • Sobre o livro:
A Música do Acaso de Paul Auster
2005, Edições Asa
231 páginas
  • Sobre o autor:
Paul Auster nasceu a 1947 nos Estados Unidos da América, sendo considerado um dos melhores escritores atuais americanos. Os seus livros focam-se muito na busca pela identidade pessoal e do eu, ajudando a perceber melhor o nosso mundo e o mundo à nossa volta. As suas obras mais marcantes são: Trilogia de Nova Iorque (1987), Palácio da Lua (1989) e Música do Acaso (1990). Poe, Beckett e Melville são algumas das suas influências.
  • Sobre a história:
Jim Nash é um bombeiro voluntário que pouco antes de o pai morrer, a mulher deixou-o. Desamparado e agora com uma herança enorme do pai, ele decide abandonar tudo e ser livre, percorrendo a América de carro. Claro que o destino típico reservado às personagens de Paul Auster tem sempre a ver com a sorte e a coincidência, por isso a nossa personagem principal conhece Pozzi, um rapaz magro que lhe promete fortuna através do poker quando ela estava a desaparecer. Com isto tudo, os dois destinos estão cruzados e cria-se uma amizade enorme.
Claro que na vida nem tudo são rosas. Pozzi perde o jogo da sua vida e como dívida, têm que construir um muro de um castelo pertencente a Flower e Stone, dois ricos excêntricos.
Esta história é muito bela, deixa-nos a refletir. Falando por mim própria, há vezes em que me apetece exilar do mundo, e a personagem consegue-o fazer. Porque apesar de ser díficil, continua a ser um bem necessário à nossa mente, é preciso solidão para sermos racionais. Apesar de Jim não saber o que queria fazer na vida, sabia do que precisava, e isso era pensar. Precisamos todos, não?

Classificação: 4.5/5

2 comentários:

  1. Um livro maravilhoso de um dos meus escritores favoritos. Muito poético mas também muito real.

    ResponderEliminar