domingo, 10 de março de 2013

"Todos os Nomes", de José Saramago

  • Sobre o Livro:
Todos os Nomes de José Saramago
1998, Editorial Caminho
279 páginas
  • Sobre o Autor:
José Saramago nasceu na Azinhaga a 1922 e tornou-se o primeiro português na área da literatura a receber um Nobel, a 1998. Começou a escrever com 25 anos, lançou Terra do Pecado, mas de seguida fez um hiato de 30 anos. O seu livro que recebeu o Nobel, Memorial do Convento, está no programa de português do ensino nacional e foi considerada a sua obra-prima. Entre os demais, destacam-se O Ano da Morte de Ricardo Reis, História do Cerco de Lisboa e Ensaio Sobre a Cegueira. Faleceu a 2010 em Lazarote e foi cremado em Lisboa; as suas cinzas descansam sobre uma oliveira da sua terra natal plantada em terra vinda de Lazarote, à frente da casa onde viveu, agora chamada de Casa dos Bicos - Casa Museu José Saramago. No seu epitáfio lê-se "mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia", última frase do Memorial do Convento.
  • Sobre a História:
O Sr. José é um empregado normal da Conservatória Geral, cuja vida não é uma montanha russa entusiasmante. Não é casado e mantém a mesma rotina todos os dias, a únca excentricidade é o facto de recortar celebridades de revistas e guardá-las. Bastante normal, não é? Ele vivia numa casa ao lado da Conservatória Geral, com uma porta que dava acesso aos registos dos mortos e dos vivos, e nunca lhe tinha passado pela cabeça usá-la. Até que a curiosidade fala por si e remexe nos verbetes dos famosos da sua coleção, mas, ao trazê-los para casa, traz um por engano, um verbete de uma mulher desconhecida. A coincidência é tão grande, que acredita sendo o destino e começa uma obsessão por esta mulher. As aventuras pela procura da mulher misteriosa é tão grande que ele apega-se muito a ela, chegando-a a ver um dia no autocarro.
Adorei este livro e devorei-o. Porquê? Um amor eterno é aquele que nunca acontece, e quando acabamos de o ler, só pensamos «ele devia tê-la conhecido, porque é que acabou assim?». Este é daqueles livros em que ficamos a pensar, dias e dias e só muito depois nos apercebemos do seu significado, entranhando-se lentamente na nossa mente. O final fica reservado para vocês!

Classificação: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário