segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Terra Sonâmbula", de Mia Couto

  • Sobre o livro:
Terra Sonâmbula de Mia Couto
2008, Grupo Leya
204 páginas
  • Sobre o autor:
António Emílio Leite Couto nasceu na Beira em 1955. Filho de uma família de emigrantes portugueses que chegaram a Moçambique no princípio da década de 50, estudou Medicina na Universidade de Lourenço Marques (agora de Maputo). Interessou-se na luta pela independência de Moçambique, tornando-se membro da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Após o 25 de Abril e depois da independência de Moçambique, abandonou o curso e dedicou-se à escrita e ao jornalismo. As suas obras mais conhecidas são Terra Sonâmbula e O Último Voo do Flamingo, tendo ambas ganho prémios. Um dos seus passatempos são os animais e uma vez que é biólogo numa empresa, faz estudos de impacto ambiental em Moçambique.
  • Sobre a história:
A história conta a vida de um velho e de um rapaz, Tuahir e Muidinga, que deambulam sem destino, numa terra sem vida, tentando apenas sobreviver e não ceder à loucura. No interior de um machimbombo incendiado encontram um cadáver e uma mala que tinha escritos de toda a sua vida. E são essas histórias que entreterão o velho e o rapaz, ajudando-os a sonhar e a descobrir a verdadeira identidade de Muidinga.
  • Opinião:
Não é um grande livro na minha opinião, é giro mas parece que falta qualquer coisa... Contudo, adorei as partes em que falavam da Natureza, visto a cultura africana estar muito ligada à terra, sentimento que a sociedade moderna e tecnológica já perdeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário